30 julho, 2012

Sem previsão para iniciar as aulas

FÉRIAS FORÇADAS

De acordo com o Calendário Letivo estipulado pela Secretaria da Educação de Icó para o ano de 2012, hoje, iniciar-se-iam as aulas em todas as escolas da rede municipal de ensino icoense. Informações dão contas de que o cumprimento do calendário é irrevogável, porém, para a Escola Municipal Antônio Ferreira Lima, na Comunidade de Poço da Pedra – Lima Campos, unidade na qual sou professor e, que tanto lutei para conseguir junto à coordenação da mesma a sua reforma, fomos vitoriosos, porém tal reforma teve início ainda antes do fim do primeiro semestre letivo causando desconforto a todos os estudantes, bem como aos funcionários.

Eis que chegaram as férias, tempo propício para que se fosse concluída a reforma, afinal, era apenas uma reforma com uma pequena ampliação de mais uma sala de aula. Mas a situação é caótica, os trabalhos andam a passos de tartaruga e não serão concluídos nos próximos 30 dias.

Isso causará danos à aprendizagem dos estudantes, bem como comprometerá o avanço dos mesmos para as séries subsequentes neste ano.

Alguém pode dizer: “Esse Professor Santos só sabe criticar a administração de Icó!

Eu respondo: “Infelizmente temos que conviver com esta realidade. Fomos atuantes na luta para conseguir a reforma e conseguimos. Temos consciência de que todo o processo dos trabalhos se daria dentro do período das férias, pois também entendemos de construção civil".

Afirmamos que já são mais de 30 dias de trabalho e sequer tem 25% da reforma concluída.

Uma obra importantíssima que deveria ter planejamento de ação para o não comprometimento do ano letivo.

Isso mostra a incapacidade administrativa da gestão pública atual. A construtora responsável deveria ter base e autonomia para realizar e concluir os trabalhos no período de férias. Contudo, o planejamento administrativo não tem eficácia, sequer responsabilidade com o bem público.

Uma reforma/ampliação que está custando aos cofres públicos de Icó mais de 241.000,00 (mais de duzentos e quarenta e um mil reais). Já tem mais de 30 dias e pouca coisa foi feita.

Demonstra que a Secretaria da Educação não tem acompanhado os trabalhos, se ao contrário, estariam avançados ou mesmo concluídos em caso de seriedade e compromisso com o desenvolvimento.

O serviço a ser realizado na reforma daquela unidade daria para se concluir em menos de 30 dias, se houvesse mais responsabilidade com a educação do nosso município.

A falta de estratégias e planejamento são a principal causa do fracasso em que se encontram os índices educacionais do nosso município.

Trabalho com Responsabilidade e seriedade não é foco da atual administração.

Até este momento, não temos informações sobre o início das aulas na unidade supracitada.

Abraço: Professor Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário