11 outubro, 2011

A Educação tem valorizado o âmbito Familiar?

Podemos afirmar que existe educação quando essa mesma não valoriza a família?

Enquanto entendermos que Educação só se faz na sala de aula teremos apenas alunos e não cidadãos preparados para a vivência externa.

Professores que estão sempre culpando a família como a principal responsável pela baixa qualidade da aprendizagem dos alunos não têm responsabilidade profissional e não sabem reconhecer o valor que a mesma tem para com seus pares.

Precisamos repensar a educação como uma fonte de valorização familiar para que pais ou responsáveis sintam na escola um espaço de progressão social de seus filhos.

Quando a família voltar a acreditar na escola como sendo um espaço de construção do papel social, lhes confiará a tutela de seus filhos.

Antes de serem profissionais comprometidos com a função que exercem, professores preferem encontrar e apontar um culpado pelos problemas sócio-educacionais no Brasil.

Se o próprio professor exime-se de suas responsabilidades, o que será da "escola" dependente exclusivamente das capacidades psicológicas desse ser?

A realidade é nua e crua: enquanto ficamos, desde a década de 1990, apontando o dedo para a família, e não fazemos nada para melhorar o quadro em que se encontra a educação, os problemas intumescerão cada vez mais e teremos uma sociedade ainda mais agravada em relação a que temos hoje.

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