29 novembro, 2011

Câmara Legislativa

A Câmara de Legislação icoense aprovou projeto lei que autoriza ao município contrar profissionais para as diversas áreas de necessidade. Só para a Educação foram mais de 400 vagas, incluídos os profissionais para lecionar as mais diversas disciplinas nas escolas municipais. Ressalte-se que vale a indicação de um edil. O que compromete a qualidade da educação de nosso município. Nada contra os profissionais, mas vejo uma irresponsabilidade tremenda desses homens políticos sem qualquer preocupação com a formação consciente do povo icoense. A indicação é a garatia do "futuro" na vida política. Sem comentários.

O Projeto de Lei sancionado visava 6 meses de contratação e os devidos benefícios pecuniários aos contratados, referentes ao período estipulado na lei aprovada. Enganem-se. De certo o Fundeb repassa a verba referente à lei sancionada para que os profissionais contratados para a área educacional possam gosar de suas regalias e perceberem o que lhes é de direito. Contudo, os contratos se encerram em 30 de novembro, certamente às escondidas, porém, todos foram "convidados" a trabalhar pelo menos duas semanas em dezembro VO LUN TA RIA MEN TE. As justificativas dadas aos injustiçados são as de que, com isso, possam garantir A VAGA no próximo ano.

Quanto aos 6 meses, os funcionários trabalham 4 (agosto, setembro, outubro e novembro), têm seus nomes registrados, o FUNDEB reapassa a verba refrente a um semestre, supostamente, e o município paga apenas 4 meses e ainda os "obriga" a trabalhar 15 dias de forma voluntária para o muncípio.

Obs.: a direção das escolas está incumbida de informar os nomes dos que não assumirem os postos VOLUNTÁRIOS. "Qual será a intenção?"

APENAS 196 DIAS

Calendário Letivo de 2011 da Secretaria Municipal de Educação de Icó não cumpre LDB e registra 196 dias letivos, mas determina que alunos têm de frequentar aulas até 21 de dezembro, incluindo três de aulas de recuperação. A própria Lei assume o descumprimento dos 200 dias, mas em casos de situações extrema como o de uma epidemia, por exemplo. Ao que se sabe, o município não enfrentou situações comprometedoras.

Segundo a LDB, os exames de fim de ano não são computados como dias letivos.

Art. 24. A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:

I - a carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver;

O que define um dia Letivo?

Um dia letivo é aquele programado para aula, não importa a quantidade de alunos presentes. Ainda que haja um número reduzido de estudantes, ou apenas um, em sala de aula, o professor deve dar o conteúdo previsto e as pessoas ausentes levam falta. "A turma presente tem direito à atividade agendada", afirma Maria Eveline, coordenadora geral de Ensino Médio da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que regulamenta a Educação no Brasil, as escolas devem cumprir pelo menos 200 dias letivos anuais, distribuídos em dois semestres. Totalizando, no mínimo, 800 horas, ou seja, 48.000 minutos (800 horas x 60 minutos). Escolas que consideram nessa conta a hora-aula, que normalmente é de 45 minutos, descumprem a lei. Os pais precisam, portanto, ficar atentos para garantir o direito dos filhos.

Nos 48.000 minutos não estão inclusos os exames de final de ano, intervalos e nem os recreios, que são contabilizados à parte. Reuniões de planejamento e outras atividades dos professores sem a presença dos alunos também não fazem parte dos 200 dias letivos.

Se por algum motivo não houver aula, a escola precisa repor o período suspenso pelo menos até atingir os 200 dias mínimos estabelecidos por lei. "Em casos emergenciais, a obrigatoriedade dos 200 dias pode ser anulada, caso a Secretaria Estadual de Educação assim determine", afirma Luiz Gonzaga Pinto, presidente do Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo.

Luiz explica que isso pode acontecer porque a LDB prevê adaptações do calendário escolar de acordo com peculiaridades locais ou até climáticas. Ou seja, em caso de catástrofes naturais ou epidemias infectocontagiosas como a de gripe A (conhecida como gripe suína), os 200 dias podem não ser cumpridos.
Por causa dessa flexibilidade na lei, o Conselho Estadual de Educação de São Paulo publicou um despacho no Diário Oficial, no dia 8 de agosto, passando às escolas públicas e privadas a decisão de repor ou não as aulas adiadas por causa da epidemia de gripe A. No entanto, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, à qual o Conselho é vinculado, revogou a resolução e determinou que todas as escolas adequem seu calendário para cumprir a LDB. "As aulas podem ser repostas em períodos livres do dia, aos sábados ou mesmo encurtar as próximas férias", explica Luiz Gonzaga Pinto.

O importante, segundo Maria Eveline, é que a escola dê conta de ensinar todo o conteúdo programado aos alunos nesses 200 dias. "A instituição deve cumprir seu planejamento. Os pais e alunos, assim como as entidades que os representam, têm o direito de acompanhar e de serem informados sobre a forma como a escola fará as reposições".

A mesma regra vale, em tese, para a Educação Infantil, já que também tem programa de conteúdo mínimo a cumprir. "Ela é considerada a primeira etapa da Educação Básica, portanto tem de se pautar pelas mesmas orientações que os demais níveis", afirma Luiz Gonzaga. Como, porém, a educação só é obrigatória a partir dos seis anos de idade, a decisão de repor aula para as crianças abaixo dessa faixa etária cabe à escola em conjunto com os pais.

Fontes: 
LDB atualizada
Revista Nova Escola - Edição de agosto de 2009

28 novembro, 2011

Tarefa Cumprida


Anunciamos a realização de uma palestra sobre Bullying e Sexualidade na Escola Municipal Antônio Ferreira Lima que realizar-se-ia na última sexta-feira (25/11).
FOI UM SUCESSO!!!
 Iniciamos às 13h30min e finalizamos às 15h45min.
 O Palestrante Professor e Psicopedagogo Cesar Holanda interagiu com alunos do 6º ao 9º Ano sendo por várias vezes interrogado por alunos curiosos sobre sexualidade, bem como pelas práticas de Bullyings dentro das escolas em nosso município e outras exemplares do Brasil.
O professor teve que responder à perguntas dessa natureza:
"O que é uma relação sexo-oral?"
Também se surpreendeu ao ouvir de uma aluna de 11 anos, esse tipo de resposta, ao perguntar de onde nascíamos:
"Do útero da minha mãe."
E outras também sobre bullying...
Foram exibidos vídeos e imagens sobre casos de violência em escolas e sobre o comportamento afetivo entre seres humanos, bem como entre animais irracionais. A motivação superou as expectativas.
 Professor e Psicopedagogo: Cesar Holanda - Palestrante
A ideia inicial surgiu através dos professores José Santos e Maria Simone que também são estudantes. Integram uma turma de cerca de 27 pós-formandos do Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional da Faculdade Vale do Salgado. Vale lembrar que o Palestrante é também professor na FVS e atua como Psicopedagogo nas Escola Municipais Professora Lourdes Costa e Manoel Antônio Nunes, concursado para o exercício de suas funções nas escola citadas, às mesmas queremos deixar o nosso abraço pelo apoio ao ceder-nos um tempo profissional de seu colaborador.
 Professores idealizadores: Maria Simone e José Santos
Os idealizadores preocupados com a questão da prevenção de DST's, gravidez na adolescência e a prática de BULLYING na escola onde atuam, pensaram sobre o assunto, comunicaram à Direção Escolar e convidaram o Professor para colaborar no que tange a prevenção dessas práticas que têm se tornado constantes na maioria das escolas da rede de ensino público no Brasil.
 Prof. Cesar Holanda - respondendo às indagações dos alunos
O professor teve que se desdobrar para responder à todas as curiosidades dos alunos. Os mesmos formam dinâmicos e espontâneos em seus questionamentos sobre sexualidade, sexo e práticas agressivas entre alunos-alunos, professores-alunos e até funcionários. Íntegro, capacitado e repleto de conhecimento e experiência o palestrante tirou todas as dúvidas dos expectadores deixando-os agraciados de bônus sobre o tema.
Aproveitamos para, de forma cordial,  agradecer ao CVT, que através de seu Diretor Professor Anselmo, disponibilizou maquetes dos Sistemas Reprodutores Masculino e Feminino, outros instrumentos que enriqueceram as discussões da temática apresentada.
 Sistema Reprodutor Feminino - CVT
 Sistema Reprodutor Masculino - CVT
Boneca e Boneco - CVT

 A Supervisora Escolar do Distrito de Lima Campos Gabriela Teixeira foi convidada, mas não pode comparecer por motivo de força maior. Porém a mesma não mediu esforços para colaborar na realização da palestra e disponibilizou total apoio à escola. Queremos deixar os nossos agradecimentos à mesma.

Por fim, a repercussão foi total e de forma positiva. Todos os alunos elogiaram e agradeceram as palavras de apoio e incentivo aos mesmos, bem como a visão de mundo que a palestra lhes possibilitou abordar. Na verdade, todos os nossos agradecimentos se dirigem aos estudantes pelo comportamento exemplar nas discussões e questionamentos que eles proporcionaram a si próprios e à escola de forma geral.

Sem eles e suas buscas incessantes por novas descobertas em seus mundos de transformações a escola não nos possibilitaria tantas oportunidades de vivenciar coisas tão valiosas para a vida e crescimento da nossa profissão que tanto necessita ser cada dia mais valorizada.

 Elevamos nossos agradecimentos à Secretaria de Educação pelo apoio através dos esforços empenhados pela Supervisora Gabriela Teixeira.
Na ordem: Santos, Simone, Cesar Holanda, Toinha, Sandra, Marilene (atrás) Mazé e Marta.
Nós que fazemos a E.M. Antônio Ferreira Lima agradecemos o apoio de todos.
Porque o compromisso com educação de nossos alunos é sério!

24 novembro, 2011

Está chegando a hora...


Palestra: "Bullying e Sexualidade na Adolescência: uma prática antiga nas escolar”

E.M. Antônio Ferreira Lima
Sítio Poço da Pedra - Lima Campos - Icó - Ceará.

A mesma realiza para seu corpo discente palestra sobre Bullying e Sexualidade:
Local: E.M. Antônio Ferreira Lima
Data: 25/11 (sexta-feira).
Hora: 13h00min.


Idealizadores:
Professores José Santos e Maria Simone.

Palestrante convidado: Professor e Psicopedagogo Cesar Holanda.

A temática envolve alguns conceitos sobre o comportamento dos alunos em sala de aula, bem como a forma como os mesmos lidam com as transformações de seus corpos na fase da puberdade. O tema sexualidade na adolescência é bem complexo, porém precisamos informar aos mesmos os cuidados que devem ter sobre o que significam essas mudanças físicas e mentais na transição para a adolescência. Entender os acontecimentos de seu corpo é uma questão complexa para o adolescente que muitas vezes acaba não entendendo muito bem qual a importância que isso pode lhe trazer para a vida, bem como os riscos que estas descobertas poderão causar se não houver uma inserção de conceitos positivos na consciência de nossos pequenos alunos.


Responsabilidade...
Porque o compromisso com a educação de nossos alunos é sério!

23 novembro, 2011

Relembrando!

Palestra: "Bullying e Sexualidade na Adolescência: uma prática antiga nas escolas"

E.M. Antônio Ferreira Lima
Sítio Poço da Pedra - Lima Campos - Icó - Ceará.

A mesma realiza para seu corpo discente palestra sobre Bullying e Sexualidade dia 25/11

(sexta-feira).
Idealizadores: Professores José Santos e Maria Simone.

Palestrante convidado: Professor e Psicopedagogo Cesar Holanda.

A temática envolve alguns conceitos sobre o comportamento dos alunos em sala de aula, bem como a forma como os mesmos lidam com as transformações de seus corpos na fase da puberdade. O tema sexualidade na adolescência é bem complexo, porém precisamos informar aos mesmos os cuidados que devem ter sobre o que significam essas mudanças físicas e mentais na transição para a adolescência. Entender os acontecimentos de seu corpo é uma questão complexa para o adolescente que muitas vezes acaba não entendendo muito bem qual a importância que isso pode lhe trazer para a vida, bem como os riscos que estas descobertas poderão causar se não houver uma inserção de conceitos positivos na consciência de nossos pequenos alunos.


Responsabilidade...
Porque o compromisso com a educação de nossos alunos é sério!

Um Ano Letivo inteiro sem o Livro Didático

Numa sala de aula com 14 alunos, apenas 5 receberam, no início do ano, o livro didático.

Certamente esta não é a sociedade que queremos para nos administrar no futuro. Precisamos de uma sociedade capaz de resolver problemas e se comover com as necessidades básicas de seus semelhantes.

Sem educação, já dizia o Senador Critóvam Buarque: "É uma Soicedade pobre, sem cultura e sem futuro!"

Aonde vamos parar?

A política é um tema vislumbrante para se tratar nas rodas de amigos, mas fizeram dela o desprazer dos momentos de alegria.

Em sala de aula os alunos horrorizam-se ao se tocar no assunto. Não me pergunte por quê.

Este é o Livro:

UM SEMESTRE SEM LIVRO DIDÁTICO


Esta semana estamos revisando a matéria da 2ª etapa – mês de maio e junho – do ano letivo de 2011 e quase uma turma inteira do ensino fundamental está sendo prejudicada pela falta do Livro Didático de Língua Portuguesa do 8º Ano da Escola Municipal Antônia Ferreira Lima em Poço da Pedra, Lima Campos – Icó-CE.
É inaceitável que a Secretaria Responsável não esteja informada dessa situação. O fato é que a turma de apenas 14 (quatorze) alunos, cinco deles têm o livro didático. Dentre todas as disciplinas apenas a de Língua Portuguesa desta sala não tem livros para todos os alunos, o que tem gerado um prejuízo imenso no período de estudo para as avaliações.
Essa matéria esteve postada neste canto de página em 14 de junho passado.
Sabe qual é o resultado após várias solicitações para a complementação do livro?
Agora finda-se o ano letivo de 2011 e a turma  ficou prejudicada com a falta de conteúdo didático para estudos em casa e discussões de temas relevantes na sala de aula. 
Fizemos o que esteve ao nosso alcance para não deixar a turma sem conteúdo, embora que não fosse o da grade curricular. Pesquisamos, moldamos alguns textos e os levamos para a realidade do aluno. Nossas condições e tempo são bem restritos, porém tivemos o cuidado de não cometer os mesmos erros que administração pública.

Incrível: completou-se o ano letivo e nada do Livro Didático.

21 novembro, 2011

Palestra: "Bullying e Sexualidade na Adolescência: uma prática antiga nas escolas"

E.M. Antônio Ferreira Lima
Sítio Poço da Pedra - Lima Campos - Icó - Ceará.

A mesma realiza para seu corpo discente palestra sobre Bullying e Sexualidade dia 25/11, sexta-feira.
Idealizadores: Professores José Santos e Maria Simone.
Palestrante convidado: Professor Psicopedagogo Cesar Holanda.

A temática envolve alguns conceitos sobre o comportamento dos alunos em sala de aula, bem como a forma como os mesmos lidam com as transformações de seus corpos na fase da puberdade. O tema sexualidade na adolescência é bem complexo, porém precisamos informar aos mesmos os cuidados que devem ter sobre o que significam essas mudanças físicas e mentais na transição para a adolescência. Entender os acontecimentos de seu corpo é uma questão complexa para o adolescente que muitas vezes acaba não entendendo muito bem qual a importância que isso pode lhe trazer para a vida, bem como os riscos que estas descobertas poderão causar se não houver uma inserção de conceitos positivos na consciência de nossos pequenos alunos.

Responsabilidade...
Porque o nosso compromisso com a educação de nossos alunos é sério!

18 novembro, 2011

Certificado

Recebemos da Associação Brasileira de Psicopedagogia - ABPp - Seção Ceará, com sede em Fortaleza, o Certificado que comprova nossa participação no XV Encontro de Psicopedagogia do Ceará, VI Simpósio de Psicomotricidade do Ceará, com Carga Horária de 20 horas aula abordando a temática "Repensando o Corpo, os Saberes e Práticas da Aprendizagem em Processo".
O Enocotro foi realizado no Campus da FA7 - Faculdade 7 de Setembro em Fortaleza-CE, nos dias 11 e 12 de novembro em curso.

16 novembro, 2011

Parabéns ao Psicopedagogo!!!

12 de novembro é dia de comemorar!!!

Concurso Público de Madalena Ceará

A Prefeitura citada divulga Edital para Concurso Público com Vencimentos Base para os Cargos de Professores de Educação Básica um pouco acima  do PSPN (Piso Salarial Profissional Nacional), porém chamo a atenção da ABPp Ceará e Nacional para os Vencimentos Base que algumas Prefeituras do Estado do Ceará, inclusive essa, estão anunciando para os Cargos de Psicopedagogia. Não oferecem qualquer estímulos para a ocupação das vagas abertas. Carga Horária de 40 Horas Semanais com um Salário abaixo do Salário de um Professor de Educação Básica, levando-se em cosideração somente a carga horária, imaginem outros benefícios.
Entendo que mais uma vez, além de não valorizar o Professor, sequer levam em conta todo o tempo que o estudante de pós-graduação em psicopedagogia passa realizando atividades presenciais, extra-sala, presquisa, transposte, estágio, enfim, todo o investimento que alguns pedagogos têm para se tornarem Psicopedagogos visando sua própria qualificação profissional e, consequentemente, a melhoria da qualidade do ensino de seus respectivos municípios.
Já é de praxe que a maioria das Administrações Cearenses não valoriazam o Trabalho do Professor o que tem os tornado até irresponsáveis quanto às suas atuações em sala de aula. Fato tão provável que os índices educacionais falam por si.
Querem cometer os mesmos erros com novos profissionais de uma área em total ascensão como é o caso da Piscopedagogia.
A Comissão de Frente deve estar atenta a esses processos seletivos e às desvalorizações que os mesmos inferem de forma a lesar a àrea da Psicopedagogia. Assim como todo funcionário, de qualquer instituição, deve obedecer regras das mesmas, os Editais devem apresentar-se munido de obediência à importância que a área Psicopedagógica desenvolve no campo educacional.
Torna-se inaceitável a prática de apregoação de Editais de Concursos Públicos oferecendo vagas a baixos salários e carga horária incompatíveis com importância de atividades desenvolvidas pela Psicopedagogia.
Nesses termos, o professor jamais se sentirá estimulado a ser um Psicopedagogo, mas somente a um Pedagogo com Especialização em Psicopedagogia. O fato é que será mais rentável, financeiramente, ser apenas professor com essa especialização.

Faça uma análise do quadro abaixo e compare cada item do mesmo.

GRUPO IV - ATIVIDADES DE MAGISTERIO MAG

CARGO
CARGA
H/ SEM.
Nº DE
VAGAS
VENCIMENTO
BASE
QUALIFICAÇÃO EXIGIDA
TAXA DE
INSCRIÇÃO
Prof. Educ. Básica - Séries Iniciais do Ens. Fundamental
20
51(*)
747,25
Curso Superior de Pedagogia e/ou Licenciatura Plena com Habilitação em Áreas Específicas
80,00
Prof. Educ. Básica - Ciências da Natureza/Matemática
Séries Finais
20
8(*)
747,25
Curso Licenciatura Plena em Matemática ou Física ou Biologia ou Química ou Curso de Pedagogia c/Habilitação em Ciências, Física, Matemática ou Química
80,00
Prof. Educ. Básica - Cultura e Sociedade Séries Finais
20
16(*)
747,25
Curso de Licenciatura Plena em Geografia ou História ou Curso de Pedagogia c/habilitação em Geografia ou História
80,00
Prof. Educ. Básica - Língua Portuguesa
20
10(*)
747,25
Curso de Licenciatura Plena em Letras (Língua Portuguesa) ou Concurso de Pedagogia c/Habilitação em Língua Portuguesa
80,00
Psicopedagogo
40
1
R$ 1.440,00
Curso Superior de Pedagogia com Especialização em Psicopedagogia
R$ 100,00
Prefeitura
Inscrições
Vagas
Salário
Taxa
Provas
Madalena (CE)
De 16 a 30
de novembro
211
De R$ 545,00
a R$ 2.500,00
De R$ 30 a R$ 100
Data a ser divulgada