É Público e notório que as Escolas Municipais de Icó suplicam com urgência de grandes Reformas. Na se trata de reformas apenas nas estruturas físicas, mas é necessário uma reforma geral. É estarrecedor me prestar a este tipo de comentários como se estivesse passando a perna (puxando o tapete) de “meus colegas” de trabalho, não falo apenas da unidade a qual atuo, mas também das que estão ao alcance de nossa visão educacional. O fato é que servidores públicos já não têm mais o vigor da força da realização de um trabalho de qualidade. Me refiro a um conjunto, ao todo no campo educacional. Um aluno não estará sendo bem atendido numa unidade de ensino onde apenas o professor o recebe bem; onde apenas o auxiliar o recebe bem, onde apenas a direção da escola tem o prazer de tê-lo em suas “instalações”.
Primeiro, o ambiente físico deve estar preparado à altura para envolver e despertar interesse, prazer no aluno por ocupar suas dependências. Segundo, os responsáveis pela permanência de um ambiente prazeroso precisam estar comprometidos com as funções pelas quais se dispuseram desenvolver na escola.
É muito comum entre servidores se ouvir falar quem são os culpados, uma prática que considero injusta, porque não há comprovações científicas de que este ou aquele é o verdadeiro culpado pelo fracasso da aprendizagem dos alunos. O “sistema” deveria oferecer um ambiente adequado e, nós enquanto servidores, precisamos ter a consciência de que o ambiente que oferecemos não é de boa qualidade, portanto, apontar um culpado seria cometer injustiça. Se o ambiente fosse adequado talvez estivéssemos muito perto de encontrar um verdadeiro responsável pelo baixo índice educacional em nosso município. No entanto, a falta de uma refeição de qualidade, a falta dessa própria refeição pode ser um desses culpados. As carteiras desconfortáveis as quais somos obrigados a sentar por mais de quatro horas pode estar contribuindo pela negatividade dos fatores. Professores que já não sentem mais prazer em abrir um livro diante de seus alunos mostrando-lhes um grande interesse pela leitura ou pelo prazer da descoberta do verdadeiro significado das palavras, não podem contribuir em nada com o avanço do processo educacional. Enfim, se os pais são os culpados o que a própria escola tem a oferecer para que o aluno supere a falta que lhe faz o acompanhamento dos mesmos. Enquanto na escola houver descaso em qualquer setor, os pais não podem ser direta ou unicamente responsabilizados pela falta da aprendizagem dos nossos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário