13 maio, 2011

Política Partidária e Educação

É muito comum em pequenos municípios do Brasil, usar-se das Secretarias Municipais para gerar um campo de comercialização de votos. Na maioria dos municípios cearenses a prática comercializa até a “educação”. Faz-se das Secretarias da Educação um cabide empregatício com um único intuito: garantir votos aos sucessores políticos e a si próprios, claro.
Enquanto estiverem fazendo da Educação um negócio político partidário a situação do país estará mudando para um declínio às profundezas que jamais se conseguirá emergir. Qualquer projeto que se planeje para o avanço educacional os resultados somente surtirão efeitos após um período decenal. Portanto, ao cair, teremos um longo período para elevar e, outro para avançar.
Outro dia, ao encontrar um vigia escolar e amigo particular, ele muito preocupado que poderia ser transferido da escola onde trabalha, pois se cogitava realizar um processo de nucleação das unidades de ensino que não tivesse um corpo discente superior a 100 alunos, onde a mesma estava incluída, e me perguntava: “- será que vai mesmo acontecer esse processo?” Eu, parei um pouco e lhe conferi: “- enquanto não existir um político sem medo de perder VOTO em Icó, esse processo jamais se realizará.” Ainda assim o mesmo retrucava: “- mas do jeito que está não vejo mais a possibilidade de não se fazer a nucleação.” Visto que o processo realmente estava muito avançado. Eu insistia que o processo somente se concretizaria na observância do aspecto de que O Gestor que fosse não ligasse a Educação à Política Partidária. A saber: o processo até aconteceu, mas logo, em menos de uma semana, se voltou à trás. Posso rir? Não. Preferi indignar-me.
Jamais avançaremos no campo educacional se Política Partidária e Educação estiverem se favorecendo ou favorecendo a sucessores de políticos sem projetos para o desenvolvimento de uma nação.
Está mais que provado que um povo não avançará sem educação, mas esse é um requisito que comprometeria a sucessão de políticos aos poderes, portanto, a maioria dos representantes do povo jamais irá lutar para melhorar suas condições de vida. Um povo com conhecimento é um povo inteligente e, políticos não querem um povo inteligente ou estrategista.
Imagine só, comprometer o voto de meus eleitores fiéis! Que ousadia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário