01 setembro, 2011

E. M. Antônio Ferreira Lima - Poço da Pedra - Lima Campos

E. M. Antônio Ferreira Lima

Veja a realidade desta escola: fotos por Professor Santos às 12:50 (01/09).

Esta unidade de Ensino Fundamental está situada na localidade de Poço da Pedra - Lima Campos, cerca de 18km da sede do município de Icó.
Sou professor do Ensino Fundamental II - Turno da tarde.
No mínimo já solicitamos, através de Ofícios, pelo menos três vezes a Reforma para esta escola.

Existe uma caixa d'água na escola que jamais fora usada. Os banheiros só são dadas as descargas pelas auxiliares de serviço com um balde de água que é cheio na torneira ou tirado de um Tambor que fica sempre cheio a cél aberto, num espaço onde alunos e professores passam sempre para as salas ou mesmo quando estão brincando nos intervalos das aulas.

Ainda é possível ver que há uma torneira próximo às escadas na entrada da escola. A água que sai dessa torneira vem direto de uma caixa d'água que abastece parte da comunidade. A escola completou agora 12 anos e sequer tem ou teve água encanada.

Desenvolvemos uma proposta de arborização e solicitamos, entregando em mãos do Sr. Secretário Getúlio Oliveira, em maio de 2010, ofício reivindicando a Reforma na Escola e a Construção de um muro para que pudéssemos desenvolver o nosso projeto que trata da arborização do entorno da escola, visando tornar mais arejada a área ao redor da mesma com a plantação de árvores também frutíferas para possibilitar um espaço mais agradável aos alunos. Nestas imagens é possível ver que uma árvore, a única sombrosa no pátio da escola, fora contada recentemente, o que deveria ter sido apenas podada.

Veja a situação da pia, na cantina. Jamais se colocou uma torneira por onde deveria sair água vindo da própria caixa da escola. Existe apenas a saída da encanação que, assim como a escola também tem 12 anos e nada de água passar por ela.


A situação das instalações elétricas é muito precária, chega até as se escolnder atrás dos buracos de revestimento das paredes e o próprio piso oferecendo riscos à integridade físicas das pessoas usuárias das atividades da escola.

Não há como negar que o município não foi avisado sobre o descaso com esta mesma escola. Desde 2009, enviamos pelo menos 2 Ofícios por ano solicitando a Reforma da mesma. Digo porque eu mesmo redijo as solicitações que são assinadas pela coordenação da escola que fica responsável pela entrega das mesmas ao Secretário da Pasta.

Tenho um arquivo de fotos que mostram a realidade do descaso com esta escola, onde o perigo para os alunos é eminente. Rachaduras nas paredes, buracos no chão, a instalação elétrica não serve mais sequer para ligar ventiladores que também nem funcionam mais, mesmo que estivessem em perfeito estado de uso, não funcionariam porque a parte elétrica está completamente comprometida.

A quem intessar: se quiser comprovar os fatos citados, estou na escola no período da tarde de segunda à sexta-feira.

Terei o maior prazer em receber a todos, principalmente o Sr. Secretário de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário