01 setembro, 2011

Realidade Nua e Crua da Escola Municipal Antônio Ferreira Lima

Dadas algumas informações a respeito da Situação das Escolas Públicas do Município de Icó, venho, como professor, lotado na Escola Municipal Antônio Ferreira Lima, acrescentar a veracidade dos fatos. Como todo cidadão, tenho eu o direito da Reivindicação dos mesmos e o dever de buscar meios, soluções para que algo possa ser feito em benefício da melhoria da qualidade do ensino em nosso município.

Não pude me conter sossegado após ter visto a publicação do Blog do Lacy Carvalho, relatando o fechamento de uma unidade escolar na Comunidade do GH-2 pelas mães daquela localidade e, depois ouvir sê-las chamadas de "palhaças" em veículo comunicativo deste município por um "representante" do povo expressando a seguinte frase: "...foi uma palhaçada o que as pessoas fizeram naquela escola...".

Ainda se foi dito que a educação de Icó está melhorando. O problema é que ano vai, ano vem, e os índices educacionais declinam. Pode-se até dizer que muitos profissionais de Educação (Professores) não estão cumprindo com seu papel de fazer zelar pela boa aprendizagem de seus alunos em sala de aula. Também eu jamais me poria contrário, porém não podemos generalizar. Numa escola onde há no mínimo quatro professores, impossivelmente todos eles estariam incluídos num grau de despreparação para o exercício de suas funções. Isso quer dizer que o professor pode até ter sua parcela de culpa, mas antes analisemos a situação física da estrutura dos prédios escolares.

Como professor, continuo na luta buscando sempre estar atualizado quanto aos processos de qualificação e preparação profissional para atuar e aplicar em sala de aula tal qualificação, não poderia esconder-me atrás das rachaduras nas paredes, dos buracos no chão das salas de aula, tampouco comprometer minha postura diante de uma necessidade que não está prejudicando apenas a mim como profissional, porque não me é possível desenvolver um trabalho de qualidade dadas as circunstâncias da precariedade por que passam as escolas do município de Icó, mas que também compromete o fator "entusiasmo" de meus alunos pois já não mais o têm para vir à escola todo dia.

Encontrar, hoje em dia, um aluno cheio de esperanças porque vai à escola é, pois, acertar na “LOTERIA”. O motivo? Façamos uma fiscalização, principalmente nas escolas da zona rural para entendermos o porquê da falta de interesse de nossos alunos em ir à escola todos os dias. Vivenciamos uma realidade em que a cada dia que passa a desmotivação se torna contagiante desde, inicialmente pelos alunos chegando também aos professores porque se comovem com a situação depreciativa de nossas unidades de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário