03 janeiro, 2012

O Secretário de Educação que Valoriza seus Subordinados.

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A você caro Professor da Rede Municipal de Ensino Público, uma oportunidade para escolher, entre dez Secretários que passaram pela Direção da Pasta de Educação de Icó, aquele que mais esteve próximo das condições de ver o servidor da educação municipal como uma pessoa dependente de direitos e deveres e, por isso, pessou na sua qualificação como forma de desenvolver um projeto a fim de melhorar o índices educacionais de Icó. Se pensarmos em somente melhorar a educação municipal sem antes dar condições ao profissional da área, jamais se consiguirá tal objetivo.
Em qualquer área de desenvolvimento social e profissional se faz necessária a implantação de meios que visem a melhoria e a valorização do profissional.
Na área educacional é visível o total abandono dos gestores em relação aos profissionais que atuam no fazer educação. Para alguns, a Política do "Faz-de-Conta" é prática constante e recíproca no desenvolvimento das atividades.
Se o Diretor da Pasta faz de conta que valoriza, que apoia todos os benefícios, que investe na qualificação de professores e profissionais, muitos fazem de conta que exercem com qualidade suas funções.

Alguém pode se perguntar:

- Como pode um professor "difamar" sua própria classe? Não deveria o mesmo proferir palavras de apoio aos seus colegas para não manchar o painel de sua área de atuação? O que leva um professor a criticar sua própria classe?

Durante muito tempo se ouviu proferir que a classe mais malquista era a de professores. Estaria eu contribuindo para a perpetuação dessa ideia? Ora, se ainda aluno, atento às conversas entre professores, ouvia tais comentários, o que poderia fazer para continuar ou erradicar tal injúria? Porém, realizo um trabalho de conscientização de que enquanto envolvidos pelo pensamento arcaico da união de forças jamais seremos vencedores. A psicologia própria do ser humano deve-se autofluorescer em seu pensamento e trazer à flora o poder de imergir em seu subconsciente que, como professor, é o principal responsável pela valorização e reconhecimento da classe. Os direitos que nos são propícios são deveres de quem nos representa. Apoiado nesse pensamento, lembro que alguns daqueles citados na Enquete, tiveram a oportunidade de dirigir a Pasta de Educação de Icó são professores e, em sua maioria, não realizaram um trabalho coerente com o que tentaram representar. Alguns representaram a pasta há mais de doze anos. Imagine se tivessem realizado um trabalho voltado para a valorização e reconhecimento de seus profissionais, em que patamar se encontraria a educação de Icó hoje?

De Faz-de-Conta em Faz-de-Conta, a sociedade educacional iconese está falecendo...

Pergunto: o que temos dentro de nossas escolas?

1. Professores qualificados;
2. Professores preparados para um mundo de transformação constante;
3. Professores reconhecidos e valorizados por aquilo que lhe é de direito;
4. Alunos conscientes de suas responsabilidades como estudantes;
5. Uso demasiado de drogas;
6. Gravidez precoce;
7. Violência física e moral caracterizada pela prática do Bullying;

O que mais se poderia anotar para deixar evidente o caos por que passa a educação de Icó nos últimos anos?

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