09 abril, 2012

Entrevista à Rádio Brasil FM


Na tarde desta segunda-feira/09, lideranças sindicais como Edinaldo Figueiredo e Diana Moura, presidentes do Sindpremi e Sindsepmi respectivamente, estiveram acompanhadas de Fátima, Junior, Marcos José e José Santos para uma participação no programa Rubens Brasil (momento especial de hoje) a fim de tratar de questões da Lei do Piso dos Professores do Município de Icó-CE.


Na ocasião foram convocados todos os professores e professoras da rede de ensino público de Icó para uma manifestação nesta terça-feira/10 às 7h00min da manhã em frente à sede do Sindsepmi para a reivindicação do respeito à Lei do Piso do Professor entre outras:


ð  Respeito à categoria;


ð  Valorização do(a)s professor(a)es;

ð  Cumprimento do aumento para 2012;


ð  Cumprimento do retroativo, em abril, integrado e em folha separada;


ð  O Piso é Lei, cumpra-se!


ð  O retroativo é direito do professor, pague-se!


Entendimento:


Pergunto:


A folha de pagamento estava pronta em 30 de março, mas só após uma reunião com a UNDIME é que o secretário observou que não havia recursos para cobrir a mesma, mas como é que se justifica ter uma folha de pagamento pronta a ser efetivada sem eu ter certeza de que a verba é suficiente para cobri-la?


Como poder contratar mais 574 novos professores se a secretaria já está seu limite máximo de recursos?


Após o anúncio das revindicações através do rádio, a repercussão foi geral, inclusive instigou ao secretário da pasta fazer suas ponderações, bem como reafirmar a definição da administração em relação ao pagamento do retroativo.


Além disso, o secretário disse que valoriza o professor, inclusive realizando ações de formação continuada, mas além de ser apenas mais um momento na sala de aula com os professores, não há recursos pedagógicos de apoio às novas práticas que os mesmos levarão para suas salas de aula. Apenas para dizer que estão formando professores, somente, mas na prática é só oba, oba.


Nem precisamos informar que este ano só teve merenda escolar na primeira semana do ano letivo porque havia uma sobra do ano de 2011, ou seja, sequer foi distribuído merenda em 2012.


O aumento abusivo dado aos cargos em comissão se comparado aos 22,22% dado ao professor que sequer foi pago por justificativa da falta de recursos, mas os comissionados já receberam até cerca de 60% de aumento.


Disse mais: -a secretaria está no seu limite de recursos e não pode cumprir com a Lei do Piso. Porém, é possível contratar mais 574 novos professores mesmo sem haver recursos?


O Secretário informou ainda que a Folha de Pagamento da Secretaria de Educação é transparente, mas jamais a disponibilizou aos Sindicatos ou ao conhecimento da sociedade interessada.

E quanto aos novos contratos:


Como vão pagar?




Estão enganando os professores?

Nenhum comentário:

Postar um comentário