09 abril, 2012

Repúdio ao Comunicado da SME de Icó


O mesmo, em seu parágrafo 1º, comunicado enviado ao Sindpremi o Secretário da Educação diz: "Em cumprimento da Lei 11. 738, que estabeleceu o Piso Salarial dos Professores, o Ministério da Educação reajustou o salário da categoria em 22,22%, retroativo a primeiro de janeiro de 2012."

Pois bem, em seu segundo parágrafo, o senhor Secretário diz ainda que os professores precisam constantemente ser valorizados, além do respeito à melhoria das condições de trabalho, valorização dos salários com pagamentos em datas certas.

Mas, o mesmo diz que são administradores e ordenadores de despesas, que têm preocupação acentuada com o cumprimento das obrigações e, justifica: "-além de Icó, existem outros municípios que não pagaram o reajuste porque não dispõem de recursos".

Disse ainda o senhor secretário que há uma "equipe técnica" que serve ao município, e que a UNDIME ponderou, tendo decidido, sob orientações do Prefeito de Icó, pelo cumprimento da obrigação, mas isso o colocou no limite possível dos recursos.

Mas vejam senhores e senhoras que leem este espaço:

Para o cumprimento das obrigações com o Piso do Professor (Lei Federal), tanto a Secretaria da Educação quanto o Sr Prefeito precisaram das ponderações da "Equipe Técnica" e da UNDIME, porém para o envio e aprovação do Projeto de Lei (Lei Municipal), não houve sequer tal consideração dessa Equipe Técnica que serve ao município e que ninguém sabe quem é, tampouco da UNDIME, orientando que o Secretário e o senhor Prefeito planejassem um projeto de contratação de mais funcionários.

E ainda, além do projeto que dá direito ao município a contração de mais funcionários há um outro que autoriza o mesmo a aumentar salários de cargos de comissões justificando a defasagem nos mesmos.

O que nos coloca em alerta é que a defasagem desses salários há desde o início do mandato da atual administração e, agora, que os recursos do FUNDEB vêm para o cumprimento da Lei do Piso dos Professores, o senhor Secretário se diz preocupado com a categoria, mas orientado a não cumprir com a Lei do Piso.

O professor precisa ser poupado desse aspecto demagógico. Não há como aceitar tamanha irresponsabilidade de nossos gestores de braços cruzados. É hora de fazer valer os direitos da categoria.

Quando estão em campanha política não faltam argumentos para ludibriar a classe dizendo o que farão de melhor. Quando assumem seus cargos, os contra-argumentos são os de que os recursos estão nos limites e que nada podem fazer.

Portanto, aumentaram os salários dos cargos em comissão e havia recursos para cumprir a Lei Municipal, sem que houvesse orientação de equipe técnica ou mesmo da UNDIME, mas para cumprir a Lei Federal foi necessária a interferência dessas organizações. Estranho.

O Professor não deve aceitar essas imposições em hipótese alguma, precisa-se ir às ruas e cobrar para que seus direitos sejam respeitados. Se necessário, fazer greve porque estão dentro do processo que trata da segurança de sua valorização, bem como do respeito à categoria.

Para justificar, não temos nada contra o aumento salarial dos cargos em comissão, porém, se havia recursos para o cumprimento dessa lei, além da possibilidade para contração de mais funcionários, por que devemos acreditar que não há recursos para o cumprimento da Lei do Piso?

Não se justifica essa explicação. O professor está cansado de ter que ir às ruas para fazer valer seus direitos neste município, mas se preciso for iremos quantas vezes tivermos que cobrar para que sejamos reconhecidos como uma classe organizada e que merece respeito.

Não concordamos com as orientações de “equipe técnica” que não sabemos de quem se trata, tampouco com a UNDIME que só apareceram para o não cumprimento do PISO, mas para o aumento de salário de comissionados e para a contratação de mais de 1.500 funcionários, não há necessidade das orientações das mesmas.

Assim, tanto o REAJUSTE quanto o RETROATIVO terão que ser pagos JÁ e integral, sem parcelamento.


Entende-se que há uma desculpa esfarrapada, sem justificativa concreta e isso é entendido como uma humilhação à capacidade de que o professor tem de interpretar uma situação à altura.


O PISO é LEI FEDERAL. Precisa ser cumprida e vamos Fazer Valer esse direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário