24 abril, 2012

SETOR CASCUDO SEM REPRESENTANTE POLÍTICO


LIDERENÇAS POLÍTICAS DE ICÓ

DISTRITO DE LIMA CAMPOS

CASCUDO



EVANDRO JUVINO

1996 - Se elegeu apoiando o Candidato Neto Nunes;

2000 - Repetiu o feito, agora com uma votação de invejar;

2004 - Ao lado do Candidato Fabrício Moreira, indicado como sucessor de Neto Nunes, saindo derrotado das urnas, Juvino se elege novamente.

Já em 2005 é conquistado pelo vencedor de Moreira, Dr Cardoso Mota, com uma Administração conhecida pelo slogan Competência e Moralização. Há quem diga que as siglas C.M., não tinha nada de relevante, mas sim ao próprio nome do administrador Cardoso Mota. Então, se não havia nada relativo, não se viu competência tampouco moralização. Apelido: administração desastrosa.

Pois bem, assim foi Juvino até o fim do mandato em 2008, que lutava com todas as forças para se manter firme ao lado do “Zé Doidim” que ele mesmo o apelidara.

2008 – Não havendo possibilidade reeletiva de Mota, Juvino pula de galho outra vez, já que para si, o melhor é estar na árvore mais forte, pois dois nomes novos são apresentados ao povo numa manobra individualista entre antigos adversários ferrenhos promovendo o chamado feito de “UNIÃO”.

Nunes e Peixotos apresentam Marco e Charles como candidatos a prefeito e vice-prefeito respectivamente. São eleitos.

Fato histórico na política icoense. Diga-se de passagem, incrédulo o povo dos Icós, jamais se via obrigado a ter que se dividir em razão e opinião própria.

Adeptos dos Peixotos sendo obrigados a votarem em Nunes e vice e versa.

 No meu modo de ver e “ouvir”, ambas as partes votaram com um abacaxi entalado na garganta.

Do lado de Nunes, alguns adeptos não aceitavam a ideia, mas justificava-se que quem mandaria era o prefeito, portanto, Nunes.

O abacaxi quem teria mesmo que engolir seriam os adeptos dos Peixotos, e olha, com cascas e nós.

E assim está Juvino à espera de um novo galho, pois sua usura de poder, o levou a um mandato conturbado e cheio de processos judiciais. A função de Chefe do Executivo não é para qualquer um, nem mesmo para quem não tem preparação psicológica na ocupação da cadeira privilegiada.

GERALDO SABINO

1992 – Teve seu primeiro mandato como vereador, homem de caráter político inquestionável, ao lado do prefeito eleito Quilon Peixoto.

1996 – Obtendo 501 votos, não sendo suficiente para exercer o segundo mandato, ficara apenas como suplente que também não tivera oportunidade para assumir pois seu candidato a prefeito, Aldo Marcozzi, havia sido derrotado pela dupla jovem Neto Nunes e Fabrício.

2000 – Consegue ser eleito com 629 votos e testado a todo custo sobre sua conduta política, porém se mantivera firme no seu ideal e na defesa da fidelidade do partido que o elegera. Sem muitos resultados ou projetos para o desenvolvimento de sua região, pois o mesmo era oposicionista declarado, tanto de partido quanto de posição ideológica pessoal, isso lhes impossibilitara de conseguir benefícios para o setor residencial, montado apenas numa estrutura organizacional associativa comunitária que teve um início muito positivo.

2004 – Com apenas 865 votos insuficientes para assumir a cadeira na câmara de forma direta, seu candidato Cardoso Mota eleito, derrotando Fabrício Moreira, indicado por Neto Nunes, entrega a Secretaria da Agricultura para Mailton eleito, que cede a vaga para o suplente Sabino onde fica no cargo até meados de 2008. O mesmo tem uma legislatura meio conturbada com envolvimento em desvio de conduta e situações judiciais que quebram seu caráter político inabalável, inclusive por aderir ao grupo unido fato que a maioria duvidara de acontecer, deixando surpresos alguns de seus correligionários.

2008 – Mais uma vez não consegue o quociente eleitoral e fica fora com apenas 851 votos. Como não há nenhuma manobra, a legislatura está se findando e teve que se contentar com um cargo administrativo numa das secretarias de Marcos Nunes, que usara de forma amigável para manter a base governista centrada numa organização mantenedora das ações executivas e legislativas sem correr riscos na administração.

Portanto, entre Juvino e Sabino, as principais lideranças políticas do setor Cascudo que compreende a pelo menos 18 comunidades, só tiveram êxitos nos seus respectivos primeiros mandatos na carreira política. Diga-se de passagem, os mesmos não conseguiram formar uma base consistente no eleitorado de suas próprias representatividades residenciais. Num conjunto de aproximadamente 3.000 eleitores, os dois juntos não conseguem somar 35% dos votos da região. Certamente, isso representa a importância que os mesmos têm em relação às comunidades do setor e a falta de desenvolvimento que deixaram de trazer para cá.

PEDRO NETO

2008 – Um rapaz jovem, com uma conversa direcionada à novas ideologias políticas e uma oportunidade a mais para os eleitores do setor. Com isso, as urnas se abriram com 430 votos em benefício de uma nova situação de liderança para a região. Uma campanha aparentemente modesta e uma conversa de boca-a-boca conseguiu convencer seus amigos e até mais sobre seus propósitos no mundo da política. Infelizmente a quantidade de votos não o elegeu, mas deixou muitos surpresos pela forma como agia na busca de uma nova forma de se fazer política. Por outro lado, defendendo os ideais de um grupo que o apoiara e deu-lhe condições para trabalhar livremente na região sem qualquer empecilho já que tratava-se de uma nova opção para a população e com mais requisitos positivos para atrair um número maior de adeptos, afinal, os antigos representantes já estavam fora de moda.

Ao acalmar da poeira, logo depois da ida às urnas, entre um e dois meses, o noticiário de que Neto se desvinculava do grupo que o havia apoiado durante a campanha e assumira sua mudança de grupo para fazer parte agora do grupo de Nunes juntamente com Sabino e Juvino.

De acordo com comentários da vizinhança e antigos correligionários de Neto, foi uma tremenda bobagem, pois se o mesmo tivesse se mantido no grupo anterior, talvez conseguisse fortalecer sua base na região. Mas a forma rápida de mudança feita pelo mesmo, deixou muitos dos que estiveram ao seu lado na luta por angariar um maior número de votos com uma pulga atrás da orelha. Será que o mesmo fizera um trabalho coerente com suas palavras ou estava apenas numa maquiagem de pano de fundo sem apresentar os bastidores?
É inegável que vários outros candidatos consigam ser votados nas seções localizadas em algumas comunidades como Cascudo, Canto, Tatajuba e Malhada Vermelha

Nenhum comentário:

Postar um comentário