Educação: Spaece-Alfa aponta Icó entre as piores notas e Diário destaca
Números negativos e preocupantes da educação icoense são destaque do caderno Regional do Diário do Nordeste deste domingo [27].
O periódico cearense destacou as contradições educacionais encontradas no Estado, as possíveis dificuldades e os desafios e lições de cada realidade.
Os números do Ceará foram divulgados recentemente pelo Governo Estadual e integram o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica [Spaece-Alfa], que avalia as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática.
ICÓ - No caso icoense, o DN apontou algumas possibilidades que
atrasariam a aprendizagem dos estudantes das escolas públicas da rede
municipal. Os dados destacaram que Icó obteve o segundo pior desempenho
do 5º ano do Ensino Fundamental no Ceará.
A situação foi exemplificada na Escola de Ensino Fundamental Maria José Lourenço, onde alguns alunos têm dificuldades para escrever palavras simples, ler e compreenser textos. Isso reflete a falta de incentivo às vezes familiar, às vezes do poder público, ou as duas coisas.
Na
matéria, o secretário de Educação de Icó, Getúlio Oliveira, afirmou
que o Município tem tentado melhoras nos números do ensino local. Ele
ainda destacou que a PMI oferece reforço para os alunos com maior
dificuldade e contratou cinco psicopedagogos para visitar os estudantes
em seus respectivos domicílios.
FORA DO TEMPO -
Uma das situações mais complicadas reside, no ensino fundamental, com
relação à distorção de aprendizado. Neste caso, o estudante deveria
estar em uma série ou ano a frente da que ele está, ou seja, ele está
atrasado.
De acordo com números do Governo do Ceará de 2011, disponível para todo o cidadão, o Icó registra uma distorção maior que a média da Crede 17, sediada no município de Icó e que detém os municípios de Baixio, Cedro, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Umari e Várzea Alegre.
Os numéros apontam que, no caso do total dos matriculadosna Rede Municipal [10.171], 37,3% [3.797] estavam atrás na série que de fato deveriam estar cursando. O percentual é mais alto que a da Rede Municipal da Crede 17 [34,4%] e da Rede Municipal do Ceará [27,6%]. Veja a matéria do Diário do Nordeste abaixo.
De acordo com números do Governo do Ceará de 2011, disponível para todo o cidadão, o Icó registra uma distorção maior que a média da Crede 17, sediada no município de Icó e que detém os municípios de Baixio, Cedro, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Umari e Várzea Alegre.
Os numéros apontam que, no caso do total dos matriculadosna Rede Municipal [10.171], 37,3% [3.797] estavam atrás na série que de fato deveriam estar cursando. O percentual é mais alto que a da Rede Municipal da Crede 17 [34,4%] e da Rede Municipal do Ceará [27,6%]. Veja a matéria do Diário do Nordeste abaixo.
Icó. A
falta de apoio da família é apontada pelos dirigentes locais da
Educação como um dos fatores que atrasam a aprendizagem de alunos das
escolas públicas da rede municipal. Os dados do Spaece revelam que Icó
obteve o segundo pior desempenho do 5º ano do Ensino Fundamental no
Estado.
Na Escola de Ensino Fundamental Maria José Lourenço, alguns alunos do 5º ano apresentam dificuldades para escrever palavras simples, leitura e compreensão de textos. Os próprios estudantes, embora com poucas palavras, revelam isso. "Mamãe não sabe ler e não me ajuda", disse o aluno Iago Carlos Dias.
Na Escola de Ensino Fundamental Maria José Lourenço, alguns alunos do 5º ano apresentam dificuldades para escrever palavras simples, leitura e compreensão de textos. Os próprios estudantes, embora com poucas palavras, revelam isso. "Mamãe não sabe ler e não me ajuda", disse o aluno Iago Carlos Dias.
De
acordo com a professora Aldeneide Siqueira, que há 13 anos está no
Magistério, os alunos que têm o apoio de irmãos ou dos pais apresentam
melhor aprendizagem. "Os bons alunos são aqueles que mostram interesse,
querem aprender e recebem o apoio da família". A dona de casa, Francisca
Pereira, disse que "sei que muitas mães não são alfabetizadas, mas
alguns professores também não ajudam, não orientam o aluno
individualmente".
O secretário de Educação de Icó, Getúlio Oliveira, disse que há esforço em melhorar o quadro atual de ensino. "A avaliação do 2º ano mostra melhor desempenho e quando esses alunos chegarem ao 5º ano teremos resultados mais favoráveis. De 86 escolas avaliadas, 36 estão em situação satisfatória".
Ele frisou que o Município oferece reforço para os alunos com maior dificuldade e contratou cinco psicopedagogos que fazem visita domiciliar para acompanhamento dos alunos e da família e formação dos docentes.
O secretário de Educação de Icó, Getúlio Oliveira, disse que há esforço em melhorar o quadro atual de ensino. "A avaliação do 2º ano mostra melhor desempenho e quando esses alunos chegarem ao 5º ano teremos resultados mais favoráveis. De 86 escolas avaliadas, 36 estão em situação satisfatória".
Ele frisou que o Município oferece reforço para os alunos com maior dificuldade e contratou cinco psicopedagogos que fazem visita domiciliar para acompanhamento dos alunos e da família e formação dos docentes.
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