22 maio, 2012

Um Professor Muito Vigiado



Um recadinho para quem está preocupada com a função à qual desempenho como Professor na rede municipal de Ensino de Icó

Agradeço demais tua preocupação. Isso me torna cada vez mais uma pessoa responsável e consciente do papel que devo cumprir enquanto profissional.
Mas enquanto tu estás preocupada comigo, veja se estás a desempenhar com responsabilidade a Tua Função.

Lembra-te do dito popular: Macacos não olham o próprio rabo!”

Há 10 anos exerço a função de Professor na rede municipal de ensino em Icó. Sempre procurei exercer um trabalho de qualidade sem jamais pôr em cheque a função de qualquer outro profissional ao qual eu esteja subordinado.

Não é pelo simples fato de ser eu CONCURSADO que teria o propósito de dizer: “só quero meu dinheiro no fim do mês!” Jamais prestaria um trabalho onde meus dependentes olhassem para mim com ar de desprezo ou recusa por não ter sido responsável no desenvolvimento de minhas funções.

Já atuei em várias unidades de ensino no distrito de Lima Campos e qualquer dessas unidades eu posso entrar de peito aberto com a certeza de que serei acolhido tanto pelos alunos, funcionários que comigo trabalharam quanto pelos pais de alunos que os acompanharam quando eu fora professor dos mesmos.

Se isto lhe bastar, agradeço pela atenção e pelo zelo da preocupação comigo.
E digo-vos mais: “em todas as unidades onde exerci o trabalho educativo não estava lá apenas para cumprir horários, mas realmente para exercer a função à qual me predispus quando da realização do concurso público. Além disso, o meu trabalho, bem como sua qualidade é solicitado por todos os companheiros. Em relação às escolas, presto não apenas os serviços de professor, mas também tudo o que for necessário para o bom funcionamento das atividades escolares, bem como atividades da documentação oficial das mesmas.

Para isso, eu deixo uma breve lista em resumo:

-        Elaboração de OFÍCIOS quando a escola quer solicitar algo;
-        Impressões de ofícios e outros mais que escola necessitar;
-        Convite de palestrantes e organização de palestras na escola e;
-        Apoio aos núcleos gestores quando os mesmos solicitam, etc.

E ainda, qualquer dúvida, indagai-vos sobre o papel que desempenho como profissional.

Talvez seja antiético eu proferir tais reconhecimentos em relação à função que desempenho, porém a vós que estás a perder a oportunidade de desempenhar com qualidade as suas, isso seja mais que necessário.

Por onde andares, procure informações sobre a responsabilidade profissional e pessoal do PROFESSOR SANTOS, sabereis o quanto tenho a honra de ser o que sou.

Outro dia minha querida, tu que andas perdendo as horas de trabalho para computardes as minhas, participei de um movimento de paralisação de professores, e sabes qual o Reconhecimento que a Secretaria da Educação tivera? Descontou em folha o valor referente ao dia de trabalho.

Quando falo de reconhecimento, tu deves lembrar que além de professor, colaboro com outras funções na escola e, para isso, requer-se tempo. Imagines elaborar um ofício, digitá-lo e outras funções mais. Tu sabes como é Elaborar o Horário de Aulas de uma Escola? Pois bem, todo ano, duas ou mais vezes sou eu quem o elabora. Sequer a Secretaria levou em consideração, e assim como tu ela sabe do esforço que faço na colaboração dos trabalhos.

Estou a te confidenciar isto porque tu tens andado tão preocupada com o meu trabalho. Não te preocupeis, prometo que cumprirei minhas horas de trabalho, e mais, estarei sempre à disposição da coordenação para continuar colaborando com o desenvolvimento de uma educação de qualidade.

Talvez se eu tivesse tuas qualidades, depois do que a Secretaria fizera, lavaria as mãos para responsabilidade, mas como tu são muitos, e a educação necessita é de profissionais como EU.

Não sinto qualquer prazer em te falar isso.
 
Porém, muito obrigado por invejar o meu caráter e profissionalismo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário